segunda-feira, 18 de junho de 2012

Brendon Moeller - Works (2012)


























Excelente lançamento da Electric Deluxe, selo fundando por Jochem Paap, mais conhecido pela alcunha de Speedy J, com a qual se tornou conhecido e amplamente respeitado no âmbito da música eletrônica.

Brendon Moeller vive em Nova Iorque e, desde 2006, já produziu uma dúzia de EPs que foram distribuídos por diversos selos. "Works", de 2012, é seu primeiro álbum. Como sugere o título de uma de suas melhores faixas ("Take A Dive Into The Sound"), o álbum propõe uma experiência imersiva, embalada por ritmos hipnóticos e batidas insistentes que, apesar de repetitivas, jamais soam arbitrárias. Pelo contrário. O fato de existir uma constante dentro da composição permite que se justaponham a ela elementos que contrastam com a estrutura rítmica dominante, instaurando um instigante jogo de tensões. É o que acontece claramente em faixas como "Wrong Writings" ou "Off The Grid", cujos nomes já assinalam esse procedimento. O bate-estaca obstinado é entrecortado por sons que reverberam além do espaço geométrico da batida principal, sugerindo uma paisagem etérea e entorpecente. Que combina muito bem com os timbres metálicos e o uso exaustivo de reverb e delay, tão característicos das produções de dub techno.

Brendon Moeller alcança a maior proeza que um produtor de techno pode almejar, que é a de extrair informação nova a partir da repetição e da redundância. 


Um comentário: